Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

segunda-feira, 29 de março de 2010

Dependentes químicos encontram apoio e tratamento na Cadef, em Campo Grande


A Casa de Apoio para Dependentes e Familiares (Cadef) oferece apoio e tratamento para dependentes químicos e seus familiares, há 6 anos, em Campo Grande. A Cadef nasceu do desejo de sua fundadora Aurora Sarmento, em ajudar a salvar a vida de dependentes. A Casa deu origem e, é responsável pelo grupo de apoio Amor Persistente, que semanalmente realiza reuniões chamadas de apoio, onde os dependentes e seus familiares separados em grupos fazem a partilha de como foi sua semana.

Desde janeiro de 2008 a Cadef também conta com uma chácara de tratamento, onde homens acima de 18 anos passam seis meses internados para a desintoxicação. O espaço sobrevive de doações e recebe moradores de vários estados do Brasil.

Não existe mensalidade ou convênio que sustente a Casa. Suas atividades dependem exclusivamente de doações, tanto dos dependentes, familiares, quanto de amigos e entidades. As únicas exigências para quem quer tratamento, são: acreditar no poder superior, Deus, e a participação da família nas reuniões do Amor Persistente.

As reuniões de grupos de apoio são um dos meios de tratamento para a dependência química, mas não são suficientes em alguns casos. Dependendo do estágio em que a doença esteja é necessário passar por uma comunidade de tratamento, aonde o período de internação vai de seis, há nove meses. Em casos mais graves é necessário passar antes por uma clínica de desintoxicação, a base de remédios. Depois de passar por qualquer uma das formas de tratamento, frequentar um grupo de apoio é essencial, pois a dependência é tratada como uma doença progressiva, fatal e incurável, onde é preciso uma constante vigilância. O dependente que procura a Cadef passa por uma entrevista para que seja definido o tratamento.

Serviço:
As reuniões do Amor Persistente são todas as quartas-feiras na Paróquia São João Bosco, às 19h. A Paróquia fica na Rua Paraíba 1787 – Vila Célia.
O telefone para contato com a Cadef é: 3351-2121

Caroline Maldonado

Nenhum comentário:

Postar um comentário