Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A atuação do jornalista digital





Desde 1999, o Campo Grande News atua como uma mídia informativa online, tentando não passar mais de 20 minutos sem publicar uma nova noticia. Com uma equipe formada por 13 jornalistas e dois estagiários, a correria é grande, o barulho do teclado e as conversas não param.


Francisco Júnior, conhecido como o alucinado, que escreve em torno de dez matérias por dia, conta que ninguém na redação tem uma editoria específica para a qual escreve, mas ele se interessa mais por escrever matérias policiais: “O que mais tem são acidentes”. Os jornalistas basicamente, vêem o que esta acontecendo, recebem informações por e-mails e telefonemas. Depois da informação recebida, eles passam a fazer a apuração dos fatos, o que se provar concreto, vira noticia no site.”Vale a pena, acho que eu não saio nunca mais do online”, afirmou Francisco.

Para a jornalista Paula Vitorino, que se formou em jornalismo pela UCDB, o importante é escrever “a gente acaba fazendo de tudo”. Ela conta que quando tem uma matéria mais trabalhosa e longa, chega a falar com sete pessoas para confirmar os fatos. Isso faz com que escreva menos, mas quando não tem muitas matérias longas para escrever, ela acaba fazendo em torno de cinco matérias por dia.

Os repórteres que estão na rua, e vêem um acidente, ligam para a redação e passam as informações, assim a noticia não fica atrasada. E as informações que forem apuradas posteriormente atuam como um término da informação, concluindo a noticia.
Pressa
Muitas vezes pela pressa de escrever, algumas informações apresentam erros de português e, para Ângela Kempfer, editora chefe do Campo Grande News, esse é um dos maiores problemas da profissão de jornalista. “Todos os jornalistas deveriam fazer curso de português, tem alguns erros tristes!”, lamentou.

Durante uma manhã de observação, o que se pode falar sobre o jornal digital, é que existe uma maior freqüência de noticias, e uma agilidade incrível na hora de escrever.

Repórter: Maria Izabel Costa, acadêmica do 5º semestre de Jornalismo

Crédito da foto: Maria Izabel Costa

Legendas da foto: Ângela Kempfer, editora chefe do Campo Grande News, recebe os acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário