Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A bênção, João de Deus - de Pe. Zezinho

Muito cantado durante suas visitas ao Brasil, o hino em homenagem à João Paulo II é de autoria do Pe. Zezinho.

De tão famoso, o hino passou a ser cantado pela torcida do Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro/RJ, nos momentos difíceis. Por mais coincidência que pareça, o time geralmente se recuperava na partida, virando o placar.

Aqui, um link para o hino, no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=JTSnjv4hpXs

Já aqui, um link com a torcida do tricolor carioca: http://www.youtube.com/watch?v=Tceat9y-MCE

(NR)

A bênção, João de Deus...

Por Nyelder Rodrigues


Trinta de junho (30/06) de 1980. O polonês Karol Józef Wojtyla chega ao Brasil e beija o chão de Brasília. Sim, o cidadão do mundo João Paulo II chega a uma das maiores nações católicas do mundo. João de Deus, o Papa santo, o Papa pop. Não importa. Essa foi a primeira visita de um Papa ao país. Foi a primeira visita de João Paulo II ao Brasil.

Vinte e um de outubro (21/10) de 1991. O conclamado homem, carismático e querido pelo mundo, visita Campo Grande/MS. Foram duas missas: uma campal e outra na Igreja de Santo Antônio, centro da Capital. A primeira, foi marcante. Milhares de pessoas aglomeradas em um terreno vazio, descampado, assistindo a uma das pessoas, quase entidade, mais adorada e venerada do mundo.

Já se foram 19 anos da visita e João Paulo II deixou saudades e lembranças de tal dia, que ainda resistem. No terreno descampado, hoje há a Praça do Papa, também chamado por Memorial do Papa, onde além de uma escultura de João Paulo II, podemos ver também uma galeria com imagens de todos os papas da história. Uma história que é relembrada desde 27 de maio de 2007, data da inauguração oficial da praça.

A praça


Localizada entre as avenidas Américo Marques e Crisântemos, próximo ao Cemitério Municipal do Santo Amaro e ao lado do conhecido condomínio residencial Flamingos, a praça está construída em uma área de 12 hectares, parte do que foi usado na celebração da missa. Graças ao tamanho, o espaço de lazer aos moradores da região é grande.

A escultura de João Paulo II foi feita por Arnor Mendes, e mede quatro metros de altura. Atrás dela, estão as imagens dos Papas. A frente da imagem, está a praça, como se João de Deus, com um braço levantado e outro segurando uma pomba, estivesse contemplando e abençoando os fiéis que ali vieram acolhe-lo. No chão, a decoração do piso forma um cálice e uma hóstia.

PS: procurando onde hospedar a galeria de fotos.