Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Alunos acompanham rotina de site de notícias da capital

Marta Ferreira, Ana Paula Carvalho, Ângela Kempfer e
Lucimar Couto na reunião de pauta (Foto: Thaiany Regina)
Pelo segundo ano, o curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promove o “72 Horas de Jornalismo”, evento que visa integrar acadêmicos e profissionais da área. 
Uma das empresas visitadas foi o jornal online Campo Grande News. Quatro acadêmicos acompanharam a rotina da redação pela manhã. À tarde, mais três acadêmicos visitaram o jornal.

Levando a notícia que interessa para quem acessa o site do jornal, o Campo Grande News foi fundado em 1999 pelo jornalista Lucimar Couto. Hoje, conta com 14 repórteres, comandados pela chefe de redação Marta Ferreira e pela chefe de reportagem Ana Paula Carvalho.

Como a maioria das pautas já haviam sido definidas na reunião da manhã, os acadêmicos acompanharam a produção destas à tarde e a apuração das notícias na hora em que acontecem.

Para a acadêmica do 2º semestre de Publicidade e Propaganda Ariane Azevedo,  o jornalismo online é mais instantâneo, diferente dos outros meios de comunicação. O que mais chamou a atenção da futura publicitária foi a descontração da equipe mesmo na correria da busca pela notícia. “Vi o jornalismo online e não imaginava que era assim. A diferença fica clara dos outros meios de comunicação”, diz.

Alunos acompanham a rotina da redação
(Foto: Adriel Mattos)
O acadêmico do 2º semestre de Publicidade e Propaganda Mateus Meirelles trocou várias experiências com os profissionais. Ele observa que os repórteres que produzem para o Lado B, canal de entretenimento do Campo Grande News, tem bastante autonomia para escrever. 

Para a chefe de redação Marta Ferreira, 39 anos de idade e 16 de carreira, o convívio profissional-acadêmico é ótimo para aproximar o jornal da comunidade. “Esse convívio traz frescor à redação”, afirma. Ela ainda diz que: “O bom repórter precisa aliar curiosidade, vontade, leitura, capacidade de reflexão e de sintetizar uma história, contando ao leitor o mais interessante", finaliza a jornalista.

Repórter: Adriel Mattos

Alunos produzem fotos inspiradas em visita à redação






*Clique nas fotos para ampliar
Créditos: José Ignácio

Experiência atrás das lentes


Motorista, fotógrafo e guia dos jornalistas: Simão Nogueira
(Créditos: Thaiany Regina)
A qualidade do texto, todos sabem, é de suma importância para uma matéria, mas outro componente da notícia faz a diferença: a foto. Os fotógrafos fazem milagre em várias pautas, já em outras, o motorista é o fotógrafo e guia do jornalista.

Uma conversa com o fotógrafo Minamar Júnior, do Campo Grande News, abriu os olhos dos alunos para o mundo da fotografia. Com experiências em várias reportagens, Júnior conta que cada foto tem sua importância e seu modo de ser capturada.

“As vezes a gente acaba pedindo para a pessoa posar, outras vezes acaba sendo tudo espontâneo. Independente do jeito, tem que ter percepção para pegar o momento certo”.

Outra peça essencial para que a engrenagem de um site de notícias não pare é o motorista, mas no caso do Campo Grande News quem fica atrás do volante é muito mais que um mero guia. Simão Nogueira, de 59 anos, ou apenas Seu Simão, é o motorista mais jornalista do site.

Com 10 anos de trabalho no site, Simão é o professor de muitos recém-formados que começam a vida profissional no site. “Nós chegamos no local, vemos o movimento e eu falo para o repórter ir falar com esse ou aquele. Conheço muita gente nessa cidade e gosto de ajudar eles”, afirma o motorista. 

Para as meninas, como Simão carinhosamente chama as jornalistas, mais do que dirigir, o motorista é fonte para muitas idéias. “Ele dá sugestão de personagem, sabe de cor os endereços, tira fotos, ajuda muito a gente”, conta a repórter Luciana Brazil.



Repórter: Aliny Mary Dias

Crônica: Vida de jornalista


Chega ao jornal, dá um rápido bom dia a todos, senta em sua
mesa e começa a digitar... (Foto: Thaiany Regina)
Acorda bem cedinho e sai de casa apenas com uma xícara de café no estômago. Corre, corre, está sempre correndo. Xinga no trânsito, ouve música e corre para a redação com poucas certezas. Sabe que precisa terminar aquela matéria especial, mas ainda não tem ideia do que vai acontecer no mundo e virar matéria. 

Um novo e imprevisível dia se inicia na vida do jornalista. Chega ao jornal, dá um rápido bom dia a todos, senta em sua mesa e começa a digitar. Daí por diante o barulho do teclado é a melodia que o acompanhará durante todo o dia.

 Pega o telefone e faz a ronda: delegacias, hospitais, bombeiros. O que aconteceu nesta madrugada? Teve alguma ocorrência no início da manhã? Os fatos vão aparecendo e ele com o telefone apoiado no ouvido e no ombro ao mesmo tempo, ouvindo e escrevendo. O resto do mundo some e só restam o jornalista, as informações e as palavras soltas que mais tarde serão arquitetadas em um texto e vistas por centenas, milhares – talvez milhões – de pessoas.

Aí as pautas começam a aparecer e o repórter vai para as ruas ver com seus próprios olhos o que aconteceu. Fica animado e sente o coração dar um pulo de expectativa. Disfarça, faz cara de sério, pega a dupla dinâmica – caneta e bloquinho -, chama o motorista e o fotógrafo. No carro, em meio às conversas com os colegas, não consegue se concentrar. O que vou encontrar lá? Com quem vou conversar? É difícil adivinhar.

Quando coloca tira os pés do assoalho do carro e os coloca na rua, o repórter tem seu momento de glória. Com papel e caneta em punho, abastecido por litros de café e paixão pelo o que faz, ele se encaminha até o fato. E é aí, bem neste momento, que sente seu dia começar de verdade. 

Repórter: Taryne Zottino

Alunos contam experiências de visitar redações

Alunos visitaram estúdio da rádio Blink.
(Créditos: Adriel Mattos)

Acadêmicos de Comunicação Social da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) estão participando do projeto “72 Horas de Jornalismo – observar, fazer, pensar”, organizado por professores e acadêmicos de Jornalismo, que teve início na quarta-feira (1) e vai até sexta-feira (3). 

Na quarta-feira os alunos visitaram empresas de comunicação jornalística para observação, hoje acontecem as oficinas (jornal impresso, TV, jornal online e rádio), na sexta-feira cada representante das empresas observadas verá o resultado da produção dos alunos, em um debate.

“Foi uma experiência muito boa, deu pra conhecer bem o processo de criação da revista que estava em fechamento e também conhecer como é feito o site e o tratamento das fotos que são usadas na revista” relatou a acadêmica do 2º semestre de jornalismo, Francine Farias, sobre sua visita a Revista Love. 

“Acrescentou muito ao meu conhecimento e me ajudou a ter certeza de que é nesse meio de comunicação que eu quero seguir” disse a também acadêmica do 2º semestre de jornalismo, Maria Caroline Palieraqui, sobre sua experiência com a TV Record.

Além de revistas, assessorias de imprensa e emissoras de TV, os acadêmicos também tiveram contato com rádio, “Foi fantástico, a forma como eles trabalham, a dinâmica de grupo deles é muito boa, e o locutor Rezende Jr. Trabalha muito com improviso, ele está sempre pronto pra receber uma ligação inesperada” cotou Erik Marques, acadêmico do 2º semestre de jornalismo, que visitou a Rádio Blink.

Repórter: Amanda Barzotto

Estudantes conhecem Revista Ímpar


Redação da Revista Ímpar recebeu a visita dos acadêmicos do 2º e 8º semestres 















Ontem (1º), às 14h, foi realizado o primeiro dia do 72 Horas de Jornalismo, evento no qual acadêmicos de jornalismo e publicidade visitaram entre diversas empresas de comunicação, a Revista Ímpar.

Durante a visita os acadêmicos conheceram diversos profissionais da equipe da Revista Ímpar, como a publicitária Raquel Tuller que explicou a importância da área de atendimento e da construção de um relacionamento com o cliente. É mostrar e provar para o cliente que você sabe o que é melhor para ele", explica Raquel.

Jornalista mostra revista para alunos
(Créditos: Hygor Benevides)
Chefe de Redação da Revista Ímpar e jornalista, Evelise Couto contou aos alunos sobre o diferencial da publicação com a abordagem regional. Outra característica da revista ressaltada pela profissional foi a atemporalidade. "Você vai pegar uma Ímpar e nunca ter a impressão de que ela está velha", afirma Evelise Couto.

"Gostei do ambiente. Se fosse escolher um lugar para trabalhar seria assim", conta a acadêmica do segundo semestre de publicidade, Mariane Narciso, que aproveitou a oportunidade para conhecer a revista e tirar dúvidas sobre atendimento e criação.  




Repórter: Ben-Hur Oliveira


Futuros jornalistas conhecem o coração da notícia


Acadêmicos acompanham reunião de pauta.
(Créditos: Thaiany Regina)
Com tensão no olhar e ouvido ligado em tudo, os acadêmicos dos 2º, 4º e 8º semestres de Jornalismo da UCDB foram recebidos pela equipe do site Campo Grande News nesta quarta-feira (1º). O veículo que já tem mais de 13 anos de atividades na capital abriu as portas para os afoitos “focas” que em breve serão jornalistas em busca de um espaço no mercado de trabalho.

A manhã começou com a tímida observação das primeiras agitações da redação. O proprietário do site, Lucimar Couto, se reuniu com a chefe de redação Marta Ferreira, a chefe de reportagem Ana Paula Carvalho e a jornalista responsável pelo espaço ‘Lado B’ Ângela Kempfer.

“Hoje vamos ter essas matérias que foram pautadas ontem e estamos programando mais essas duas para amanhã. Tem também esse acidente que aconteceu nesse trevo, estamos pensando em fazer uma matéria sobre o local. Já estão chamando o lugar de trevo da morte”, conta Marta enquanto expõe as expectativas do dia para os colegas na reunião.

Antes de terminar a reunião, uma equipe já estava saindo para uma pauta sobre o lançamento de obras. Uma entrevista coletiva com o prefeito Nelson Trad que logo se mostrou como uma oportunidade para que dois dos visitantes pudessem acompanhar os caminhos da reportagem.

O depoimento do acadêmico ao voltar da rua mostra o quanto o 72 horas de Jornalismo contribui para o futuro profissional da comunicação: 

Redação do jornal onde as notícias são produzidas.
(Créditos: Thaiany Regina)
“Visitar a redação do Campo Grande News, participar da reunião de pauta e sair a campo, nos mostra na pratica todas as lições que temos em sala. O contato com as pessoas nas ruas, ouvir seus pedidos, suas reclamações e transformar isso em noticia, é gratificante. Sem contar as dicas, as informações e historias, dos jornalistas e fotógrafos. Esse contato direto com os profissionais, enriquece ainda mais a nossa futura profissão", conta Sérgio Bittencourt.


Para a aluno Adrielle Cardoso, a experiência foi única. "Com decisão tomada de que queria trabalhar com o jornal impresso, conhecer a sede do Campo Grande News me deixou curiosa a respeito do jornal on line, o imediatismo da rede, a velocidade com que se pode conseguir informação com tanta facilidade me atraiu", completa. 

Enquanto uma equipe continuava acompanhando a rotina lá fora, outras duas acadêmicas observavam dentro das quatro paredes e entre as baias dos repórteres. São 16 profissionais ao todo divididos em dois períodos. Um deles fica até as 21h e outro, que entra às 18h é o último que fecha a porta da redação, ele sai à meia noite.


Repórteres: Aliny Mary Dias

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

As equipes em ação


Para entender um pouco sobre o jornalismo online, a correria nas postagens de novas matérias e a apuração de fatos, 4 alunos foram até a redação do Campo Grande News, de acordo com  a monitora que está acompanhando essa equipe, Aliny Mary Dias,  os acadêmicos ja participaram da reunião de pauta, e estão acompanhando a apuração de fatos para  a criação de uma noticia. “Uma ótima oportunidade para fazer contato com profissionais das diversas áreas da comunicação.”

Dois acadêmicos saíram em companhia de uma equipe do Campo Grande News para apurar uma nova noticia, o lançamento do calendário de comemorações dos 113 anos da capital que foi apresentado pelo prefeito Nelsinho Trad.  No evento, encontraram outra equipe de acadêmicos da católica que estão acompanhando a equipe da RBV News TV,o acadêmico Luis Augusto Akasaki, está como monitor desta  equipe, 

Descontração do rádio chama atenção de acadêmicos

Os acadêmicos do primeiro semestre de Comunicação Social, tiveram a oportunidade de acompanhar ao vivo toda a programação do UCDB Notícias, onde puderam tirar suas dúvidas sobre o processo de montagem e transmissão do programa.
Segundo Dimitry Marchewicz, o radiojornalismo é importante e contém uma força muito grande que deve ser sempre usada para levar notícias até o público. "A estrutura da FM UCDB é muito boa, achei interessante o fato do locutor operar os aparelhos, colocando músicas, vinhetas e intervalos", completa o acadêmico.

A construção de um programa de rádio começa no dia anterior com reunião de pauta, onde são discutidos os assuntos que serão abordados no dia seguinte. O programa UCDB Notícias possui uma equipe animada e descontraída, que constrói um programa de forma agradável para os ouvintes. "Eu achei bem divertido o ambiente, ao mesmo tempo que é um programa jornalístico é bem descontraído", comenta o acadêmico Leandro Kostantin.

Para os participantes da segunda edição do 72 horas de Jornalismo, o evento é uma ótima oportunidade para conhecer os meios de comunicação da nossa cidade. É uma forma interessante de ficar por dentro do trabalho de jornalistas, radialistas e envolvidos com mídias. "Agradeço a oportunidade, pois sempre quis conhecer a estrutura da FM UCDB. Gostei muito de ver o trabalho que é feito, como funciona levar notícia de qualidade de forma descontraída ao público, a equipe está de parabéns",  diz Natali Ribeiro.

Repórter: Jéssica Galvão

Acadêmicos participam do UCDB Notícias

O  rádiojornalismo é uma modalidade que envolve todas as classes sociais, no qual o foco principal é a noticia e informação de forma interativa com os ouvintes, buscando sempre estar em sintonia. 

Na visita à FM UCDB  entendemos melhor como funciona um programa de rádio, na qual o locutor Joel Silva apresenta, com a sua equipe, o UCDB NOTÍCIAS.

O próprio Joel opera os equipamentos, colocando vinhetas, intervalos comerciais e entrevistando pessoas, porém, não de uma forma singular, mas em grupo.

Foto: Joel Silva entrevista diretor presidente da Agetran, Rudel Trindade
Crédito da Foto: Dimitry Marchewicz

Repórteres: Natali Ribeiro, Dimitry Marchewicz de Moura, Leandro Kostantin S. Rodrigues Academicos de Puplicidade e Propaganda da UCDB

Estudantes de Jornalismo invadem as redações



Três dias, ou melhor, 72 horas de Jornalismo, um evento do curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco, que vai colocar os alunos para:
 - Observar os meios de comunicação da cidade de Campo Grande,
 - Fazer oficinas de produção em jornalismo impresso, rádiojornalismo, telejornalismo e jornalismo online
 - Pensar e discutir sobre a produção desse material, juntamente com os profissionais assistidos.

O Primeiro dia começou bem, com 115 alunos distribuídos em vários meios de comunicação pela cidade.

Cada grupo tem um monitor, que irá informar o desenrolar dos acontecimentos em boletins informativos na Rádio FM UCDB, 91,5, a rádio oficial do evento. Os boletins irão ao ar  de uma em uma hora e o primeiro será 9h30h de hoje

Repórter: Maria Izabel Costa, acadêmica de Jornalismo