Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 18 de março de 2010

Galeria de fotos - Chuvas em Campo Grande

Altos da avenida Afonso Pena







Lago do Rádio Clube Campo após longo período de chuvas

Assoriamento do lago

Nos últimos meses todo o país e o mundo tem sofrido com a fúria da natureza, principalmente com a força das águas. Fator devido ao alto índice de poluição e desequilíbrio ambiental que a humanidade tem causado.

Em Campo Grande esse situação não tem sido muito diferente, no dia 27 de fevereiro deste ano a Capital sofreu a pior chuva dos últimos cinco anos. Isso tudo devido ao crescimento desemfreado da cidade, onde não se traça projetos para escoamento das águas e não se respeita a distância mínima de habitações próximas à mananciais.

fotos: seleção Edeusa Centurião Ferreira
e Valeska Medeiros (Rádio Clube Campo)
edição: Valeska Medeiros e Edeusa Centurião

Campo Grande comemora Dia mundial da àgua




Cidade consciente é aquela que cuida das suas águas, e por isso em comemoração ao Dia Mundial da Água é realizada em Campo Grande uma semana de atividades sobre a conscientização da importância desse patrimônio mundial. Com a abertura das atividades foi lançado o Projeto “Córrego Limpo, Cidade Viva” que tem como objetivo o monitoramento dos córregos de Campo Grande, para realizar um processo de despoluição dos mesmos.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Marcos Cristaldo essa iniciativa além de criar uma rede de monitoramento dos córregos da Capital, também terá uma parceria com a Secretaria da Educação para desenvolver projetos que incentivem e despertem a consciência ambiental para a preservação dos mananciais.
A empresa Águas Guariroba está em parceria com a prefeitura para realizar a coleta e análise de 27 amostras dos córregos da Capital durante três meses para verificar o índice de qualidade como: ph, turbidez, DBO, coliformes termo-tolerantes, fósforo, nitrogênio total, oxigênio dissolvido, temperatura e sólidos totais, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

Na quarta-feira, dia 18, a estação de tratamento de água (ETA) Guariroba vai receber um grupo de alunos do ensino fundamental para uma visita monitorada. As crianças assistirão a uma palestra no auditório da ETA e em seguida conhecerão todo o processo de tratamento de água percorrendo a estação.

Na quinta-feira, dia 19, a empresa dará início ao plantio de 10 mil mudas nativas no entorno da represa do córrego Guariroba. Alunos da Escola Agrícola de Campo Grande farão o plantio com mudas do viveiro da Águas Guariroba como embaúba, ingá e guanandi.

Na sexta-feira, dia 20, o programa de educação ambiental da Águas Guariroba, o Saúde Nota 10, encerra atividades na escola O Quintal. Na ocasião será feita uma apresentação de teatro e a premiação do concurso com as melhores frases, redações e desenhos sobre a importância do esgoto tratado para a saúde e qualidade de vida da população e para a preservação dos recursos hídricos.

No sábado, dia 21, funcionários da empresa promoverão uma palestra, seguida de debate sobre uso racional da água, para 130 crianças na Casa de Ensaio, ONG que trabalha com arte e educação.

Finalmente, no domingo, 22 de março, a empresa participará, junto com outras entidades, do evento comemorativo do Dia Mundial da Água na Lagoa Itatiaia. A Águas Guariroba levará a peça de teatro “Esgoto tratado é saúde”, com a Guaribinha e sua turma, e vai distribuir folhetos educativos e brindes. O evento será realizado no entorno da Lagoa das 15h às 22h e terá várias atrações culturais.

Reportagem: Valeska Medeiros

Opinião: Dia Mundial da água

O dia mundial da água existe desde 1992 mais precisamente no dia 22 de março criado pela Organização das Nações Unidas, essa data serve para que em todo dia 22 de março possa ser lembrada a importância da água para todos os seres vivos. Mas o que ainda não pode existir são as comemorações, afinal em várias partes do planeta a água é escassa, várias pessoas morrem por falta desse bem tão precioso que não é valorizado, mas desperdiçado pela maior parte da população mundial.
H ²O um símbolo que por ser simples confunde o entendimento das pessoas, que acham que só por não ser pomposo não é o maior bem que a humanidade possa ter. O planeta pede socorro! Tudo está sendo desperdiçado por falta de consciência das pessoas que um dia irão sentir falta de ter água para beber e se banhar.

Cada um pensa somente no dia de hoje, esquecem da nova geração que já está presente entre eles. Quem garante que eles terão a mesma facilidade que hoje existe de abrir a torneira e sair água fresca, potável, se hoje eles poluem, gastam além da conta a água que é oferecida de uma forma tão fácil a eles?

Artigo: Edeusa Centurião

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.