Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Demarcação pode proteger a cultura indígena

A demarcação de terras indígenas vem há anos gerando debates e conflitos entre trabalhadores rurais e índios. A discussão segue desde 1970 quando os primeiros líderes indígenas começaram a reivindicar seus direitos sobre terras em várias regiões do país.

Com a missão de proteger a sobrevivência física e cultural dos povos indígenas, a demarcação é fundamental para a manutenção de sua subsistência e tradição, em contrapartida, tornou-se um dos piores conflitos do Brasil, que varia com episódios de violência e democracia.

Segundo o antropólogo Marcos Homero Ferreira Lima, a demarcação é importante tanto no aspecto material, quanto no mítico-religiosa. “Da terra o índio vai buscar não somente os elementos para a subsistência material, mas é onde ele vai buscar diversos elementos simbólicos para manter a cultura, religiosidade e o equilíbrio do mundo”, afirma o antropólogo.

No entanto, de acordo com os contrários a demarcação, a ação pode ferir o direito a propriedade que os donos de fazenda possuem sobre a sua terra, um direito constitucional firmado há muitos anos, além de prejudicar o agronegócio brasileiro, já que algumas terras são produtivas.

Repórter: Naiane Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário