Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Número de evangélicos cresce, solidariedade ainda se destaca

Divulgação
Por Kleber Clajus / Magna Melo

O número de evangélicos tem crescido nos últimos anos tendo uma maior abertura na mídia e promovendo a solidariedade por meio de trabalhos sociais realizados por voluntários de diversas denominações.

De acordo com o estudo Tendências Demográficas: uma análise da população com base nos resultados dos Censos Demográficos de 1940 e 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população evangélica no período da pesquisa passou de 2,6% para 15,4%, representando mais de 26 milhões de pessoas. Destas, cerca de 380 mil só em Mato Grosso Sul.

Para o cantor e apresentador Ronaldo Fagundes, da TV Novo Tempo, emissora vinculada a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a influência dos evangélicos na sociedade tem se tornado mais visível por conta de uma exposição maior destes na mídia. “Os cantores evangélicos são reconhecidos graças a essa mídia e, por isso, a religiosidade é passada de uma forma mais ampla.” Ronaldo ainda destaca que “a pessoa que tem uma religiosidade fica longe da violência, da prostituição e de coisas que afetam de uma forma negativa as pessoas pelo fato de ela ser cristã.”


Solidariedade
Mais do que simplesmente erguer novas igrejas e arrebanhar membros para suas congregações, os evangélicos têm no trabalho social uma das várias maneiras de levar o evangelho de forma completa sanando problemas existentes na comunidade.

O sentimento poder ajudar o próximo é o que move Juarez da Silva, membro e líder da Igreja Internacional Jesus Cristo Reina, a acordar cedo e servir o café da manhã a crianças e adultos em uma das ações promovidas pela igreja. “É muito gratificante vermos crianças que não tem nem o que comer em casa ficarem felizes com o café da manhã onde nós levamos muitas coisas gostosas para comer”, conta Juarez. “Ainda fazemos o trabalho de orientação das pessoas no sentido da prevenção contra drogas e a violência sexual.”

Já o pastor da igreja, Sergio Delmondes, comemora os resultados do trabalho que é desenvolvido especialmente nas periferias de Campo Grande. “O exército está querendo seguir nosso exemplo e fazer uma ação preventiva na região do lixão. Isso é prova de que nosso trabalho tem dado resultado.”, destaca Sergio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário