Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dentista desenvolve projeto voluntário

“O desejo de ser voluntário é algo que as pessoas carregam consigo, vem dos princípios de cada um”. Assim definiu a cirurgiã dentista, Cleise Wolf Fedrezzi, que procura dentro de seu trabalho se doar em favor de alguém. Pensando em realizar alguma ação voluntária a dentista formou um grupo batizado de “Voluntários da Saúde” que visa suprir as necessidades básicas nos bairros mais carentes dando as primeiras assistências médicas e odontológicas aos moradores.

Em 2001, Cleise e mais dois colegas deram inicio as atividades e nos casos mais sérios os pacientes foram encaminhados para hospitais onde os próprios voluntários trabalhavam. A falta de recursos para custear a locomoção dos voluntários atrapalhou um pouco o andamento do projeto, mas a dentista não se deixa abalar pelas dificuldades.

O “Voluntários da Saúde” deu tão certo em Campo Grande que se estendeu para as cidades do interior do estado e reuniu ao longo dos anos fonoaudiólogos, fisioterapeutas e alguns estudantes da área da saúde, que além de ajudar ao próximo, podiam colocar em prática o que aprendiam na faculdade.

Ser voluntária
“Ao longo da minha vida passei por várias dificuldades, até mesmo de saúde e faço isso em forma de agradecimento. Todo dia em meu trabalho procuro ajudar quem precisa de alguma forma, com o conhecimento que tenho. É um jeito de retribuir a sociedade pelo reconhecimento que tive”. Para ela o maior prazer em ser voluntária é poder ser útil a alguém.

No dia das mulheres foi feito um multirão para dar atendimento e diagnosticar doenças como o câncer de mama. Na casa de abrigo “Vovó Miloca”, todo mês de julho as crianças recebem atendimento odontológico e depois passam o dia inteiro fazendo recreação. “É um projeto voluntário atendendo outro projeto de assistência”, conta Cleise

Nenhum comentário:

Postar um comentário