Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Atendidos pelo Samu ainda desconheciam serviço

Foto: Kleber Gutierrez
Kleber Gutierrez

Apesar de ressaltarem a eficiência do atendimento oferecido pelos profissionais do Samu, parentes das pessoas atendidas ainda não tinham conhecimento do serviço até a realização do transporte entre o posto e a unidade hospitalar.

Foi o caso de Vera de Oliveira, de 34 anos, que teve seu marido transportado pelo Samu da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Coronel Antonino para o Hospital Universitário. “Não conhecia o serviço [do Samu] até então. Com certeza o acionaria hoje se precisasse novamente. Eles foram ótimos só que dali para frente foi difícil”, afirma Oliveira. Infelizmente seu companheiro veio a falecer dois dias depois do transporte, no dia 9 de setembro. Seu quadro clínico inicial apontava pneumonia.

Já Francisca Peixoto, de 46 anos, contou com o auxílio dos profissionais do Samu quando sua neta Joyce, de 6 anos, não se sentiu muito bem. “Para mim foi ótimo graças a Deus. Eles vieram rápido e chegaram rápido. Foi a primeira vez que fui atendida pelo Samu e sem dúvida o buscaria de novo se precisasse”, confirma Francisca.

Sobre o serviço
De acordo com o Ministério da Saúde, a rede nacional do Samu 192 atende hoje 1.273 municípios através de 147 serviços de atendimento móvel às urgências, beneficiando um total de 112 milhões de pessoas.

Sua central funciona 24 horas por dia e pode ser acionada em casos de problemas cardio-respiratórios, queimaduras, crises hipertensivas, acidentes com vítimas, trabalho de parto, entre outros.


Colaborou Magna Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário