Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 25 de março de 2010

Educação Escola Municipal Prof° Alcidio Pimentel

Educação

Como todos sabem a educação, sempre vem sendo o centro das atenções, em muitas reportagens mostradas em qualquer veiculo de comunicação, seja em elogios, ou como muitas vezes, em criticas. Realmente o que todos nós sabemos, para um país crescer, é necessário que se invista em educação.

Os moradores do bairro Vila Carvalho, um dos bairros mais antigos de Campo grande, localizado quase no região central, fazem a diferença quando o assunto é educação. A escola Municipal de Ensino Fundamental Prof° Alcídio Pimentel,é a única escola pública existente para poder atender a população da região.

Inaugurada no ano de 1979 contava com doze salas de aula, destinadas ao ensino de primeiro Grau de 1° a 8° série. Hoje com 11 salas de aula, 600 alunos e mais de 30 professores totalmente capacitados para atender, não só os alunos, como também toda a comunidade do bairro, quem assume a direção da escola é Rosilene Oliveira Ireneu de Souza, que assumiu no ano de 2008.
A diretora revela que até 2013 a escola teria que atingir uma média para a avaliação dos alunos imposta pelo INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), meta que foi atingida neste ano, e isto é uma recompensa para ela, já que os alunos estão aceitando o método de ensino adotado pelo colégio. Resultados positivos vêm aparecendo a cada dia. A cada uma sexta feira do mês a escola organiza uma olimpíada de matemática envolvendo jogos, brincadeiras, entre outros métodos adotados pelo colégio. É realizado até mesmo um bingo com os alunos, envolvendo a matemática, onde eles são recompensados com o aprendizado, diferente e agradável ao mesmo tempo.
Sistema monetário envolve dinheiro e dinheiro lembra números, números a tão temida matemática, “adotei este diferencial nas minhas aulas, porque acredito que eles se envolvam mais. Divido o dinheiro e entrego para eles, ao mesmo tempo aprendem a contar e saber quanto vale cada item que coloco a venda , ensino de forma em que os alunos aprendem a diferenciar as notas, já que o dinheiro faz parte do nosso dia a dia”, diz a professora Alessandra Pereira.
E não para por ai, os alunos aprovam o diferencial feito pelo educandário, Silas Nakano é estudante da 3° série do ensino fundamental, e diz que é de extrema importância este método de ensino. “ Além de tornar as aulas mais agradáveis, valoriza bem o desenvolvimento do nosso raciocínio, desde que comecei eu e meus colegas aprendemos muito mais, não só com a matemática, mas também nas outras disciplinas”.
Na língua portuguesa o colégio utiliza sua biblioteca para incentivar a leitura e interpretação de texto para os alunos, o projeto criado pela professora Patrícia Guimarães de Morais, faz com que os alunos levem os livros que eles gostarem para suas casas,e leiam, no final não é cobrado nem um tipo de resenha do que foi lido. Na opinião da professora, pressionar o aluno para ler é errado, o que tem que acontecer é o aluno se interessar pelo assunto escolhido por ele mesmo, e deixa-lo viajar na leitura. “Acredito que desta forma eles se interessem pela leitura, e não só guardam para eles o que foi lido, como indicam o livro para seus colegas de classe” relata a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário