Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

segunda-feira, 22 de março de 2010

O sossego da mamãe

Mães e profissionais de sucesso. É comum atualmente nos deparar com mães com bebês ou em idade pré-escolar que trabalham fora de casa. As necessidades familiares e segurança financeira estão cada vez mais aliadas no contexto do dia a dia e, para conciliar as duas obrigações, as creches são as melhores opções fornecendo educação consistente ao cuidar das crianças.

Segundo o ginecologista Maurício Lima, uma mãe precisa de seis a oito semanas em casa após o nascimento de seu bebê para recuperar-se fisicamente do parto e começar o processo de amamentação. É aconselhável então, que o exercício das funções profissionais seja iniciado quando o filho completa dois anos de idade, pois nesse período, a criança já terá criado a independência dos cuidados maternos individuais, sendo assim, mais fácil para adaptar-se.

Alguns locais de trabalho oferecem o benefício da creche para suas funcionárias. É o caso do Centro Educacional Infantil São Domingo Sávio localizada dentro da Universidade Católica Dom Bosco (confira a matéria Creche na Universidade). Mantida pela Instituição, o CEI oferece vagas gratuitas tanto para os funcionários quanto para os acadêmicos, no horário de aula. Sendo assim, o fator mais importante na escolha de uma creche é encontrar uma instituição responsável que entenda as necessidades emocionais das crianças e aplique métodos eficazes de disciplina.

Ser mãe e trabalhar fora de casa pode ser difícil e estressante, as creches dão o suporte necessário para que a mulher tenha também uma carreira profissional, contudo, ela não substitui o papel materno fundamental na criação do filho. Cabe à creche oferecer educação e cuidados básicos e a progenitora deve acompanhar o crescimento do bebê proporcionando condições saudáveis e humanas em seu desenvolvimento.

As mães modernas que lidam com esse tipo de responsabilidade, provam diariamente que é possível dar conta de todas as funções. “Como estudo de manhã e trabalho no período da tarde, busco maneiras criativas para enfrentar a rotina”, comenta Thierre Mônaco que deixa sua filha Manuela na creche Santa Fé da Igreja Sagrado Coração de Jesus todos os dias.

Não há evidências de que a criança pequena que freqüenta creches tenha transtornos psicológicos ou dificuldades no desenvolvimento. Segundo a pedagoga Edivânia Rosária, o retorno da mãe ao trabalho não causa dano ao filho. “Independência, responsabilidade e maturidade são alguns benefícios para a criança que fica na creche”, completa Edivânia.

Matéria postada pelas acadêmicas:
Gabriela Lopes Paniago
Laura Peres Santi

Nenhum comentário:

Postar um comentário