Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Certamente a glória do jornalismo é sua transitoriedade


Uma constante absorção de informações buscadas por todos os meios. Procuram notícias em sites de outros estados envolvendo Campo Grande ou as demais cidades, exige uma excelente agilidade, pois de minuto a minuto atualiza-se as notícias. Não é somente em frente aos computadores que o trabalho acontece, há também as pessoas que vão em busca da confirmação do acontecimento, ou seja, de uma fonte confiável, pois para se publicar algo é mais do que necessário. O contato com jornalistas de outras áreas e cidades seja por rede social ou celular ajuda a encontrar "furos", o que conseqüentemente aumenta o número de acessos do site.

É fundamental o conhecimento em política, e tudo relacionado ao Estado. Nomes de figuras importantes como vice-prefeito de Campo Grande, Presidente da Câmara Municipal. E, claro saber sobre o novo acordo ortográfico, segundo o Jornalista Celso Bejarano.

Diferente da mídia audiovisual que, ao informar mesmo sem perceber passa entretenimento, por exemplo, ao falar que um idoso está em busca de namorada, na virtual o enfoque é somente nas notícias. Isso que me fez admirar mais esta mídia. No caso de uma matéria de bastante repercussão pode-se ter uma dedicação particular ao assunto. Conversar mais e assim saber mais sobre o acontecimento, ao observar os repórteres vi que eles entrevistam e pronto, não têm tanto contato com fontes.

Fomos à Câmara Municipal - eu, o acadêmico Nyelder Rodrigues, os jornalistas Vinícius Squinelo e Alexandre, onde os vereadores de Campo Grande se reuniram com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antonio Moura Cristaldo, e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio de Marco, para debater sobre a colocação de piso tátil nas calçadas e sobre as operações tapa-buraco realizadas na Capital. Não temos padrão de calçadas, apenas a obrigatoriedade de que em calçadas novas ou reformadas seja instalado o piso táctil. Sendo que em lugares públicos como o Paço Municipal, sede do executivo, e algumas escolas não têm ainda. A classe popular tem medo de ser multada ou perder a casa por não ter instalado o piso.

Essa experiência me impulsionou a seguir a carreira do jornalismo online pela abordagem de fatos e pelo contato com o meio.

Repórter: Ana Paula Duarte, acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo
Legenda: Câmara Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Créditos da Foto: Maria Izabel Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário