Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 18 de março de 2010

Campo Grande comemora Dia mundial da àgua




Cidade consciente é aquela que cuida das suas águas, e por isso em comemoração ao Dia Mundial da Água é realizada em Campo Grande uma semana de atividades sobre a conscientização da importância desse patrimônio mundial. Com a abertura das atividades foi lançado o Projeto “Córrego Limpo, Cidade Viva” que tem como objetivo o monitoramento dos córregos de Campo Grande, para realizar um processo de despoluição dos mesmos.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Marcos Cristaldo essa iniciativa além de criar uma rede de monitoramento dos córregos da Capital, também terá uma parceria com a Secretaria da Educação para desenvolver projetos que incentivem e despertem a consciência ambiental para a preservação dos mananciais.
A empresa Águas Guariroba está em parceria com a prefeitura para realizar a coleta e análise de 27 amostras dos córregos da Capital durante três meses para verificar o índice de qualidade como: ph, turbidez, DBO, coliformes termo-tolerantes, fósforo, nitrogênio total, oxigênio dissolvido, temperatura e sólidos totais, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

Na quarta-feira, dia 18, a estação de tratamento de água (ETA) Guariroba vai receber um grupo de alunos do ensino fundamental para uma visita monitorada. As crianças assistirão a uma palestra no auditório da ETA e em seguida conhecerão todo o processo de tratamento de água percorrendo a estação.

Na quinta-feira, dia 19, a empresa dará início ao plantio de 10 mil mudas nativas no entorno da represa do córrego Guariroba. Alunos da Escola Agrícola de Campo Grande farão o plantio com mudas do viveiro da Águas Guariroba como embaúba, ingá e guanandi.

Na sexta-feira, dia 20, o programa de educação ambiental da Águas Guariroba, o Saúde Nota 10, encerra atividades na escola O Quintal. Na ocasião será feita uma apresentação de teatro e a premiação do concurso com as melhores frases, redações e desenhos sobre a importância do esgoto tratado para a saúde e qualidade de vida da população e para a preservação dos recursos hídricos.

No sábado, dia 21, funcionários da empresa promoverão uma palestra, seguida de debate sobre uso racional da água, para 130 crianças na Casa de Ensaio, ONG que trabalha com arte e educação.

Finalmente, no domingo, 22 de março, a empresa participará, junto com outras entidades, do evento comemorativo do Dia Mundial da Água na Lagoa Itatiaia. A Águas Guariroba levará a peça de teatro “Esgoto tratado é saúde”, com a Guaribinha e sua turma, e vai distribuir folhetos educativos e brindes. O evento será realizado no entorno da Lagoa das 15h às 22h e terá várias atrações culturais.

Reportagem: Valeska Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário