Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Capital terá 111 novos ônibus

O objetivo é reforçar a frota que circula diariamente em Campo Grande.




Para celebrar o aniversário da cidade, dia 26 deste mês, a prefeitura, juntamente com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), fará a entrega de 111 novos ônibus adaptados. Com o objetivo de reforçar a frota que circula diariamente, a cidade receberá 52 veículos no dia 16, e o restante entre os dias 30 de agosto e dois de setembro.



Os veículos vêm em boa hora. Segundo o caminhoneiro Adalberto Dutra, os novos ônibus são necessários para melhorar a qualidade do transporte público de cidade. "Faltam ônibus nos horários de pico. Deveriam circular mais nesses horários em que as pessoas vão e voltam do trabalho, os jovens vão estudar."


O transporte público da cidade conta hoje com 541 ônibus, e boa parte dos cerca de 780 mil habitantes são dependentes deste serviço. Atualmente são 344 os veículos adaptados para portadores de deficiência, que correspondem a 63,7% da frota.


Segundo o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Junior, "À medida que se tem um ônibus novo, ele dá mais conforto e segurança ao usuário, porque tem uma tecnologia melhor, menos problema de mecânica". Ainda de acordo com Rudel, serão entregues 15 micro-ônibus, conhecidos popularmente como "fresquinhos".




A quantidade de ônibus e de assentos é uma reclamação frequente de grande parte dos usuários. "O tranporte principalmente, da minha casa para faculdade é restrito. Os ônibus chegam cheios, há superlotação.". É o que afirma a estudante Valquíria Nsacimento, que depende do transporte coletivo para ir à faculdade durante a semana.



O aposentado Tomás Navarro acredita que, ainda que o serviço de transporte tenha uma melhora significativa com a entrega de novos veículos, a falta de respeito continuará sendo um problema a ser resolvido. ""Às vezes dão luga, às vezes não. Você chega cansado no ônibus, mas ninguém levanta. De acordo com o idoso, falta conscientização pa população quanto aos assentos reservados aos idosos.

Por Fernanda Bandeira e Solange Brito.

Um comentário:

  1. Ótima a preocupação de vocês com as questões sociais. Neste caso, são 111 ônibus adaptados, poderíamos fazer uma análise do setor, encontrar pessoas que necessitam de transporte adaptado. Em linhas gerais, ótimo trabalho!

    ResponderExcluir