Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Conversas e observações: uma manhã na redação de online


Cheguei à sede do Campo Grande News às 08h15min, mas estava no local errado. Fiquei durante mais ou menos 5 minutos parado em frente ao que eu achava que era a sede do site, quando vi o veículo da empresa passando em alta velocidade, rumo a outra esquina. Entrei em meu carro e o segui. Ao chegar à sede certa, me deparo com um acidente no cruzamento das ruas Paz com Goiás, o Corpo de Bombeiros havia acabado de estacionar a viatura para marcar a posição de cada veiculo e desobstruir a via.

Frustrei-me quando cheguei ao local em que funciona o jornal eletrônico, pois achava que seria um grande edifício, com vários setores, e na verdade, era uma casa em que as salas e quartos viraram locais de trabalho. A primeira sala era a recepção e logo na frente outra sala com uma dimensão maior o setor comercial, descendo a escada cheguei à copa na qual encontrei a professora Inara e o Simão, um dos motoristas do site, logo à direita da escada estava a porta da redação, uma sala com vários computadores.

Primeiro impacto

A disposição chamou a atenção, no canto esquerdo isolado, fica o Fernando Dias, que é mais ou menos o faz tudo do site, e que foi a pessoa que me deu mais atenção já que seu serviço lhe dá maior liberdade. Na frente dele, na ponta direita da sala fica a Angela Kempfer, que é a editora chefe do site. Ela gritava muito e sempre estava no telefone, aparentava trabalhar sempre “a mil”, e os repórteres trabalhavam durante o tempo todo com “a cara enfiada” no computador ou lendo os jornais diários.

O ritimo das teclas era frenético, parecia uma música que não parava de tocar. Na hora em que cheguei, a ronda (atividade inicial de checagem por telefone as ocorrências policiais das últimas horas) já havia sido feita, mas é algo que não parece ser necessário já que o telefone não para e chega noticias a todo minuto.

Parte não jornalística.


Conversei com o Fernando sobre muita coisa, ele me mostrou os serviços que ele faz e como são feitos os arquivos do jornal, ele faz desde anúncios publicitários para o site a arquivamento, por isso o chamei de faz tudo, ele que faz a revisão dos comentários, já que nem todos os comentários convém serem postados, muitos contêm xingamentos, ou ofensas e até ameaças, ele disse que as críticas construtivas são analisadas e eles tentam melhorar.

Dando uma olhada nas análises de acessos, descobri que ele é acessado por quase todo o mundo. O segundo país que mais acessa as informações que são divulgadas pelo Campo Grande News é os Estados Unidos. Mas, o mais impressionante, é que desde o Alaska até o Japão, passando por toda a Eurásia e até o sul da África acessa o site.

A imagem

Conversei com o João Garrigó, que é fotógrafo do site, ele afirmou que quando ta na rua não tem tempo para nada e nem uma rotina, muitas vezes ele esta cobrindo um acidente e tem que ir à câmara, para que o site não perca o tempo da matéria. Ele envia as fotos via e-mail pelo celular, o que constata que a tecnologia esta ajudando cada vez mais a agilidade da informação. Conversei com o Fernando sobre os jornais impressos ele disse que é muito difícil do jornal online acabar com o jornal impresso, primeiro porque as matérias para online não podem ser matérias muito extensas e que os leitores de impresso podem até dar uma olhada no online, mas ele prefere manusear o impresso.

Saí do jornal às 12h25min no momento em que começaram a assistir os jornais televisivos, que foi algo que prestei atenção também: não existe uma pessoa responsável por ficar assistindo a TV, todos assistem ou ouvem a TV enquanto o trabalho não para.

Repórter: Rudney Ramos, acadêmico do 7º semestre de Comunicação Social - Jornalismo
Legenda: Fernando Dias cuida do banco de dados do Campo Grande News
Crédito da Foto: Maria Izabel Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário