Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Léo Muqui para os Campograndenses




Nosso entrevistado é o figurinista Léo Muqui, capixaba de 32 anos, figura conhecida da noite carioca.
Jornalista por formação, Leo tem amor pela moda e compõe figurinos para as mais diversas situações - seja para um comercial, personagem de TV, uma montação fashionista para night. Depois alguns anos na Rede Globo, onde trabalhou como figurinista na novela América, no seriado Os Normais, com a apresentadora Xuxa. Também atua como repórter do site coletivo Gema Tv, com o personagem único "Entrevistador de Vestido", onde trajando vestido, entrevista quem está em alta no momento. Léo Muqui veio a Campo Grande realizar a campanha de um famoso Shopping e numa pausa dos trabalhos, conversou com a gente:


Como você começou a atuar como figurinista?

Léo Muqui – Em 2003 quando eu estava terminando a faculdade de jornalismo surgiu um convite de uma figurinista, Claudia Konick. Depois disso, fui testando outros mercados, como desfile de moda, catálogo, depois eu parti pra dramaturgia em 2004. Na Rede Globo, fiz a novela América e passei por vários programas. Em 2010 cansei da tv e fui morar em Nova York, voltei no final do ano passado. Hoje trabalho do caderno Ela do Jornal O Globo.


Qual a diferença entre figurinista e stylist?

Léo Muqui – Tudo é moda, é criação. O figurinista trabalha mais com a parte criativa, como vive o personagem, como ele é feito, como é o biotipo, em cima das características o figurinista da uma cara ao personagem. Já o stylist, chega com tudo pronto, organiza os looks, por exemplo, a combinação entre as roupas.


Além de produtor você também é jornalista. Como a sua formação te ajudou a trabal
har no meio fashion?

Léo Muqui – Eu sempre quis ser uma estrela, brilhar de alguma forma, estar na frente das câmeras ou até mesmo atrás. O jornalismo foi uma forma de ir pro Rio de Janeiro (sou do Espirito Santo). O Rio é um local que tem muitas opções, oportunidades.


É a terceira vez que você vem a Campo Grande para realiza campanhas. O que você percebeu do mercado local? Teve facilidade em conseguir peças, realizar casting?

Léo Muqui – A cidade é como qualquer outra Capital que não seja São Paulo ou Rio de Janeiro. Tentam crescer, mas estão fora do eixo, tenta imitar cidades maiores, que é o caso do Espirito Santo, Belo Horizonte... Mas é uma cidade bonita, agradável como qualquer outra Capital. Tem que crescer dar trabalho pras pessoas novas que estão começando a crescer, é bom chamar gente de fora, mas também é legal ter gente locar trabalhando no mercado da moda local. Valorizar e conhecer novas pessoas para ter ideias.


Quais referências te influenciam?

Léo Muqui – Gosto de tudo que seja legal, adoro Caetano Veloso. No ramo da moda adoro Margella, Givenchy, Gareth Pugh, Chanel, Valentino, Dior, Amapô, Neon, Pedro Lourenço, Reinaldo Lourenço.. E também tenho pavor da Colcci.


Que dica você daria para alguém que quer entrar no ramo da moda?

Léo Muqui – As profissões relacionadas a moda, viraram moda. Tudo está uma palhaçada. Então pra ser figurinista é apenas olho. Você tem que saber combinar, saber conhecer o corpo de quem você está vestindo, ter ideias e estar sempre, digo sempre mesmo, se atualizando, entrando em sites comprando livros. E claro que nada é melhor que um bom contato.


GEMA TV

O site coletivo GemaTV, é um canal para falar-se sobre moda, comportamento, noite, música e arte.
É nele que Léo Moqui se transforma do Entrevistador de Vestido e garante ótimas entrevistas com pessoas que merecem destaque.

"O site foi ideia de amigos, já existe a mais de cinco anos, o meu quadro nasceu de uma festa onde todos os homens, independente da opção sexual, teriam que irem vestidos de vestido. Foi o maior sucesso no Rio e depois disso o quadro ganhou vida" revela Muqui.



O site de GemaTv é: www.gemagema.tv













Por Alessandro Veiga, Dayane Parron e Júlia Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário