Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Experiência atrás das lentes


Motorista, fotógrafo e guia dos jornalistas: Simão Nogueira
(Créditos: Thaiany Regina)
A qualidade do texto, todos sabem, é de suma importância para uma matéria, mas outro componente da notícia faz a diferença: a foto. Os fotógrafos fazem milagre em várias pautas, já em outras, o motorista é o fotógrafo e guia do jornalista.

Uma conversa com o fotógrafo Minamar Júnior, do Campo Grande News, abriu os olhos dos alunos para o mundo da fotografia. Com experiências em várias reportagens, Júnior conta que cada foto tem sua importância e seu modo de ser capturada.

“As vezes a gente acaba pedindo para a pessoa posar, outras vezes acaba sendo tudo espontâneo. Independente do jeito, tem que ter percepção para pegar o momento certo”.

Outra peça essencial para que a engrenagem de um site de notícias não pare é o motorista, mas no caso do Campo Grande News quem fica atrás do volante é muito mais que um mero guia. Simão Nogueira, de 59 anos, ou apenas Seu Simão, é o motorista mais jornalista do site.

Com 10 anos de trabalho no site, Simão é o professor de muitos recém-formados que começam a vida profissional no site. “Nós chegamos no local, vemos o movimento e eu falo para o repórter ir falar com esse ou aquele. Conheço muita gente nessa cidade e gosto de ajudar eles”, afirma o motorista. 

Para as meninas, como Simão carinhosamente chama as jornalistas, mais do que dirigir, o motorista é fonte para muitas idéias. “Ele dá sugestão de personagem, sabe de cor os endereços, tira fotos, ajuda muito a gente”, conta a repórter Luciana Brazil.



Repórter: Aliny Mary Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário