Jornalismo Online

Reportagens desenvolvidas pelos estudantes do curso de Jornalismo da UCDB.





Busca

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Futuros jornalistas conhecem o coração da notícia


Acadêmicos acompanham reunião de pauta.
(Créditos: Thaiany Regina)
Com tensão no olhar e ouvido ligado em tudo, os acadêmicos dos 2º, 4º e 8º semestres de Jornalismo da UCDB foram recebidos pela equipe do site Campo Grande News nesta quarta-feira (1º). O veículo que já tem mais de 13 anos de atividades na capital abriu as portas para os afoitos “focas” que em breve serão jornalistas em busca de um espaço no mercado de trabalho.

A manhã começou com a tímida observação das primeiras agitações da redação. O proprietário do site, Lucimar Couto, se reuniu com a chefe de redação Marta Ferreira, a chefe de reportagem Ana Paula Carvalho e a jornalista responsável pelo espaço ‘Lado B’ Ângela Kempfer.

“Hoje vamos ter essas matérias que foram pautadas ontem e estamos programando mais essas duas para amanhã. Tem também esse acidente que aconteceu nesse trevo, estamos pensando em fazer uma matéria sobre o local. Já estão chamando o lugar de trevo da morte”, conta Marta enquanto expõe as expectativas do dia para os colegas na reunião.

Antes de terminar a reunião, uma equipe já estava saindo para uma pauta sobre o lançamento de obras. Uma entrevista coletiva com o prefeito Nelson Trad que logo se mostrou como uma oportunidade para que dois dos visitantes pudessem acompanhar os caminhos da reportagem.

O depoimento do acadêmico ao voltar da rua mostra o quanto o 72 horas de Jornalismo contribui para o futuro profissional da comunicação: 

Redação do jornal onde as notícias são produzidas.
(Créditos: Thaiany Regina)
“Visitar a redação do Campo Grande News, participar da reunião de pauta e sair a campo, nos mostra na pratica todas as lições que temos em sala. O contato com as pessoas nas ruas, ouvir seus pedidos, suas reclamações e transformar isso em noticia, é gratificante. Sem contar as dicas, as informações e historias, dos jornalistas e fotógrafos. Esse contato direto com os profissionais, enriquece ainda mais a nossa futura profissão", conta Sérgio Bittencourt.


Para a aluno Adrielle Cardoso, a experiência foi única. "Com decisão tomada de que queria trabalhar com o jornal impresso, conhecer a sede do Campo Grande News me deixou curiosa a respeito do jornal on line, o imediatismo da rede, a velocidade com que se pode conseguir informação com tanta facilidade me atraiu", completa. 

Enquanto uma equipe continuava acompanhando a rotina lá fora, outras duas acadêmicas observavam dentro das quatro paredes e entre as baias dos repórteres. São 16 profissionais ao todo divididos em dois períodos. Um deles fica até as 21h e outro, que entra às 18h é o último que fecha a porta da redação, ele sai à meia noite.


Repórteres: Aliny Mary Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário